O mel é um dos alimentos mais rico que existe, a atividade é pouco explorada diante do potencial financeiro que a mesma possui, com o apoio do Governo do Estado através da SEAF (Secretaria de Estado de Agricultura Familiar), a Prefeita Marilza, acompanhada do Secretário de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Cleberson Rocha e do Vereador Antomar Cardoso, realizou na tarde desta terça-feira (22), a entrega de 60 kits de apicultura. Cada kit é composto por um fundo, um ninho, duas melgueiras e uma tampa.
“De princípio estamos distribuindo 60 kits para os produtores, incentivando uma atividade diferente. É uma produção alternativa para aumentar a renda do pequeno produtor da agricultura familiar e ajudar no sustento da família. Além da entrega dos kits, já estamos na busca de treinamento para que esses produtores possam aprender como funciona todo o sistema da apicultura. Como se captura a abelha? Como faz para alojar as abelhas nas caixas? Todo o procedimento, então através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, estamos buscando esse treinamento para que os produtores possam dar início a atividade de apicultura o quanto antes”, destacou a Prefeita Marilza.
Nesse primeiro momento 10 propriedades de agricultores familiares, serão assistidas como projeto piloto pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário e no seu avanço gradativamente serão inseridas novas propriedades.
O Vereador Antomar Cardoso, falou sobre o grande incentivo que o Governo do Estado através da SEAF (Secretaria de Estado de Agricultura Familiar), vem dando aos pequenos produtores através do Secretário Silvano Amaral. “Primeiramente quero agradecer ao Governador Mauro Mendes, o secretário de Agricultura Familiar do nosso Estado, Silvano Amaral, que tem nos atendido sempre. E esta é mais uma atividade que inicia em nosso município, quero agradecer a prefeita Marilza que nunca mediu esforços para nos atender. Agora famílias da agricultura familiar vão poder ingressar na apicultura, dando mais opções para quem vive no campo, dando oportunidade de serviço e renda. Quero agradecer ao Secretário de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Cleberson Rocha, e mais uma vez destacar o total apoio que a prefeita Marilza tem nos dado na busca de melhorias para o nosso município”, concluiu Antomar.
O Mel é um alimento que pode ser inserido na alimentação estudantil, bem como para a alimentação de pessoas da melhor idade, já para esse ano de 2022 a Prefeitura de Nova Brasilândia busca assistência para o fortalecimento da atividade no município, bem como treinamento através de curso profissionalizante, a Prefeitura também irá inserir dentro do PNAE alimentação escolar e Programa de aquisição de alimentos, este produtor, com objetivo de fortalecer a produção do mel na pequena propriedade.